PROJECTO SAL
2017 - presente
“(...)O tempo cósmico é igual para todos, mas o tempo humano difere de pessoa para pessoa. O tempo flui da mesma maneira para todas as pessoas; mas cada ser humano flui pelo tempo de maneira diferente.”
- Yasunary Kawabata, em A Beleza e a Tristeza
experiências com cola em spray e sal marinho
Em constante crescimento, este projecto estará sempre aberto a novos formatos, elementos, pesquisas e experiências. Surgiu naturalmente em trabalhos anteriores então decidi explorar a razão pela qual o sal me interessa tanto. Tudo começa com a curiosidade e possibilidades que o material suscita. Depois vem a escrita, a pesquisa, a exploração - os resultados não são imediatos - Um processo é uma acção que se desenrola no tempo sem pressa ou objectivo final. É apenas uma constante procura.
O ponto de partida foi perceber e identificar os diferentes tipos de sal, as suas origens e a sua produção. Portugal tem várias salinas e pontos de extracção de sal gema. No inicio do projecto foi importante visitar alguns destes espaços para perceber o processo de produção ou extracção e falar com os trabalhadores locais acerca da cultura do sal. Esta fase acabou por ser essencial no entendimento do material, a sua tradição e as suas possibilidades.
Ecomuseu Marinha da Troncalhada, Aveiro, Portugal
Depois de perceber o processo de extracção do sal marinho, começaram a surgir poemas, pequenos livros de apontamentos e desenhos. Juntei toda essa informação numa série de cadernos de processo que acompanhavam o percursos desde a minha primeira visita às salinas até às diferentes experiências que fiz com o sal. Explorei o processo de evaporação do sal marinho e testei a sua acção sobre ferro em tecido, criando padrões orgânicos. Tentei compreender como é que poderia fixar o sal solidificado e até comecei uma colecção de sal de diferentes partes do mundo. Para mim foi também importante perceber em que diferentes contextos podemos encontrar sal e que diferentes funções este pode ter: desde limpeza de estradas com gelo até à preservação de comida.
experiências com cola branca e sal marinho
experiências com grés e sal marinho
Salgar a carne melhora o seu sabor natural. Talvez o sal me melhore a mim, melhore a minha carne em mudança. Salgar a carne também a conserva: gostava de ter conservado o que já fui – salgar uma melhor parte de mim.
"salmoura"
2018
vidro e sal marinho
slamping e processo de evaporação
3 peças 18x21x13 cm cada
Sobre um barco de chumbo preso num fundo de areia, uma viagem impossível ao que já não existe, ao medo da áspera superfície. O que vale é que o sal está por todo o lado, num fundo de areia, num fundo de pedras e, na sua pesada leveza, num barco ilha.
"a presa"
2018
vidro soprado com molde, fio do norte, sal marinho, letras de decalque e chumbo
dimensões variáveis